Created with Fabric.js 3.6.6

Categorias | 03/03/2023

Conheça as rendeiras envolvidas na produção das rendas renascença das roupas Martha Medeiros

A renda é um material essencial e insubstituível para a marca “Martha Medeiros”, especialmente a renda Renascença. Em quase todas as peças de qualquer coleção é possível enxergar sua presença.

A produção dessa incrível matéria prima, 100% brasileira, é feita manualmente por rendeiras do Sertão Nordestino cujo processo leva, em torno 7 meses, para costurar uma toalha inteira. Um time de aproximadamente 400 mulheres, participam dessa magia que transforma a simplicidade do artesanato do Nordeste em produtos de desejo, que vestem mulheres por todo país e também o público internacional.

Martha nasceu e conviveu com as rendeiras locais nordestinas. Esse relacionamento despertou um desejo de resgatar e compartilhar sua cultura no mercado da moda, e ao mesmo tempo, levar a dignidade de um trabalho remunerado com garantia de emprego para muitas famílias.

A independência financeira é um dos pontos mais relevantes no resultado dessa história, mas o projeto vai muito além. A responsabilidade social que a marca carrega muda radicalmente a vida de muitas dessas famílias, proporcionando benefícios onde em nenhum outro lugar pode-se encontrar. Atendimento médico, construção de poços e outras ações são presentes na vida das rendeiras no decorrer do trabalho.

O trabalho das rendeiras é feito com muito amor e carinho, por isso cada peça é especial. Nenhuma delas é igual, pois a magia é o “fazer a mão”. A valorização do produto é resultado desse artesanato produzido com muito cuidado e grande investimento do tempo de cada uma delas. Para isso, aplicamos toda a técnica e etapas de um verdadeiro atelier.

Hoje em dia, o trabalho artesanal deve ser muito valorizado, pois vivemos em uma época em que tudo muda rapidamente e se torna obsoleto com facilidade. Nossas roupas, não. Prezamos pelo melhor acabamento e entrega de produtos impecáveis tanto na qualidade quanto no design. O processo de produção das rendeiras é considerado arte.  Afinal, nossa renda Renascença é trançada fio a fio e se torna material de todas as obras de arte Martha Medeiros.

Veja Também